sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Acontece hoje a audiência da ação contra o Postal Saúde. Entenda o que está em jogo

Notícias da Categoria

14/11/2013

Acontece hoje a audiência da ação contra o Postal Saúde. Entenda o que está em jogo

A ação da Fentect contra a criação do Postal Saúde está sendo julgada nesta quinta-feira dia 14 de novembro.O julgamento da ação já foi adiado duas vezes a pedido da direção da ECT.

A ação 

Como o Correios Saúde é um dos principais benefícios da categoria, o Acórdão prevê que qualquer mudança no plano só pode ser feita a partir de uma comissão em conjunto com os trabalhadores.

Apesar disso, a Empresa fundou no dia 30 de abril de 2013 o Postal Saúde – a “Caixa de Assistência e Saúde dos Empregados dos Correios” - sem que nenhum ecetista tomasse conhecimento dessa modificação. Por isso a Fentect entrou com uma ação questionando a sua legalidade do Postal Saúde.

Porque a ECT foge do julgamento

A Empresa diz que o Postal Saúde vai modernizar e melhorar o Correios Saúde. Uma falácia da ECT que vem sucateando o serviço para justificar essas mudanças que, mais tarde, vai representar a privatização do nosso convênio médico.

Essa mudança é totalmente contrária aos interesses dos trabalhadores e se deu de maneira unilateral, contrariando o Acórdão que é a decisão do TST – por esse motivo a ECT tentou de todas as formas evitar o julgamento da ação da FENTECT.

Na última audiência, que estava prevista para o dia 30, foi o segundo pedido de adiamento. Na verdade as mudanças são necessárias para a ECT colocar em prática seu plano de cortes de gastos, tanto para um período de crise econômica, mas principalmente para adaptar o Correios aos moldes de empresas privadas. Sem contar que existe uma pressão das seguradoras de saúde, que também estão em crise e contam com o filão que é o Correios Saúde, com mais de 100 mil conveniados, incluindo os familiares dos ecetistas.

Fonte: Fentect