domingo, 5 de julho de 2015

MRL-AL Campanha Salarial 2015/2016,acompanhe aqui.









Esta semana a nova direção da FENTECT, eleita no XII CONTECT, realizado em junho deste ano, já começou a colocar em prática as ações em prol da categoria, bem como as atividades legislativas, com reuniões na Câmara dos Deputados e no Ministério das Comunicações. No dia 01 de julho, foi realizada a entrega da Pauta de Reivindicações, na sede dos Correios, em Brasília, na presença do presidente da ECT, Wagner Pinheiro, do vice-presidente de Gestão de Pessoas (VIGEP), Nelson de Freitas, e assessores.
“Hoje é um dia importante para a FENTECT porque toma posse a nova direção para o triênio. Já nos antecipamos na discussão com o presidente da empresa. Toda a direção presente pode fazer comentários a respeito do que está contido na pauta, sobre as expectativas da categoria”, afirmou o novo secretário geral da federação, José Rivaldo da Silva.
Os representantes citaram temas que devem ser discutidos com prioridade, como a participação nos lucros, que ainda repercute em dúvidas quanto ao pagamento; as condições de trabalho e a falta de efetivo em vários setores da base; o Postal Saúde, que gera reclamações em todo o país; a rivalidade entre empresa e trabalhadores, com perseguições e ameaças de demissões aos dirigentes sindicais, ainda a solicitação para que o acordo não seja levado ao dissídio coletivo e que sejam debatidos os descontos irregulares sobre as greves.
De acordo com o presidente da ECT, Wagner Pinheiro, não é projeto do governo da Presidente Dilma Rousseff a privatização dos Correios. “O momento da empresa de reestruturação e revitalização também não está sendo fácil. Não tenham dúvidas de que o governo não vacilará e não irá mudar de ideia quanto ao que foi dito no segundo mês do primeiro governo, em 2011, de que os Correios não serão privatizados”, disse.
Em consenso, a nova direção alegou que aguarda uma contrapartida da empresa, com uma relação de transparência e respeito durante as negociações. Segundo o secretário geral, é fundamental que a FENTECT também retome, nesta campanha salarial, o protagonismo na representatividade dos trabalhadores e sindicatos. “É evidente que há várias forças políticas e correntes de pensamentos, mas é necessária a unidade para lutar”, destacou.
Outro ponto ressaltado foi quanto aos acordos individuais selados com os sindicatos. A FENTECT, única federação legalmente constituída para representar os trabalhadores, a nível nacional, acredita que é fundamental a discussão na mesa com os representantes de cada estado, porém, não é viável abrir mão da atuação como legítima à frente da classe de trabalhadores dos Correios. Para a nova diretoria, os acordos individuais dividem e quebram a unidade dos ecetistas.
Atividades legislativas
Frente Parlamentar Mista em Defesa da ECT
A nova diretoria da FENTECT também se reuniu, no mesmo dia, com o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) e com o deputado federal Vicentinho (PT-SP) para lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que será realizado no dia 15 de julho, às14 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
FENTECT no Ministério das Comunicações
Na tarde dessa quinta-feira, dia 2 de julho, os representantes da federação foram recebidos no Ministério das Comunicações pelo ministro Ricardo Berzoini, que se colocou à disposição para deliberar sobre pautas relevantes, que possam ser discutidas por meio do órgão. Na ocasião, a nova direção da FENTECT aproveitou para demandar melhores condições de trabalho às mulheres e aos homens funcionários dos Correios.