sexta-feira, 17 de julho de 2015

MRL-Informe 2 Campanha Salarial




Sexta-feira, 17 de junho de 2015 - N° 003


INFORME 002 da Campanha Salarial 2015

Companheiros e companheiras,

No dia de ontem (16.07) ocorreu à segunda reunião entre o CNNM e a Comissão da ECT. A Sra. Ângela (DERET), que havia iniciado as negociações no dia 15.07 em nome da ECT/Governo, não mais está à frente do processo, sendo apresentado em seu lugar, o Sr. Afonso Oliveira de Almeida, que se identificou como funcionário de carreira do Ministério do Planejamento, e indicação do próprio ministro, para atuar nas negociações com "plenos poderes".

Porém, até agora, não fomos apresentados oficialmente à Comissão de negociação da ECT, uma vez que nas duas reuniões, nos foi apresentado uma Comissão diferente. Esperamos que na próxima terça (21/07) não nos apareçam com outros “negociadores”.

Entrando nas discussões, na parte da manhã, para além da apresentação do Sr. Afonso, foi discutida a PLR de 2013, pois, parte dos trabalhadores, recebeu o menor valor, cerca de R$ 200,00, enquanto outros, que aceitaram o acordo, receberam em média R$ 600,00. Não houve avanço quanto ao pagamento do valor restante àqueles que receberam o menor valor, tendo a Empresa, mais uma vez, se comprometido a dar uma resposta na próxima reunião.

No período da tarde, foi discutido o descumprimento da ECT nas cláusulas: 06 (GARANTIAS AO EMPREGADO ESTUDANTE); 08 (PROGRAMA CASA PRÓPRIA); 09 (ADICIONAL DE ATIVIDADE DISTRIBUIÇÃO E COLETA - AADC); 10 (ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER); 12 (PERÍODO DE AMAMENTAÇÃO); 14 (SAÚDE DA MULHER); 15 (ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS); 17 (DESCONTO ASSISTENCIAL); 18 (FORNECIMENTO DE DOCUMENTOS); 20 (LIBERAÇÃO DE DIRIGENTES SINDICAIS); 25 (REPASSE DAS MENSALIDADES DO SINDICATO); 26 (REPRESENTANTES DOS EMPREGADOS); 28 (ASSISTÊNCIA MÉDICA/HOSPITALAR E ODONTOLÓGICA); 31 (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES – CIPA); 33 (EMPREGADO INAPTO PARA RETORNO AO TRABALHO); 34 (ERGONOMIA NA EMPRESA); 35 (FORNECIMENTO DE CAT/LISA); 36 (ITENS DE PROTEÇÃO NO CASO DE BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR); 37 (ITENS DE USO E PROTEÇÃO AO EMPREGADO); 38 (PREVENÇÃO DE DOENÇAS); 39 (REABILITAÇÃO PROFISSIONAL); 40 (SAÚDE DO EMPREGADO); 41 (DISTRIBUIÇÃO DOMICILIÁRIA); 46 (REDIMENSIONAMENTO DE CARGA); 47 (SEGURANÇA NA EMPRESA), 50 (TRANSPORTE NOTURNO); 51 (VALE REFEIÇÃO/ALIMENTAÇÃO); 53 (VALE CULTURA); 67 (CONCURSO PÚBLICO); 69 (DIREITO A AMPLA DEFESA); 71 (PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS – PLR) e 76 (SEGURO DE VIDA). Isso representa quase 50% do ACT 2014/2015. Foi discutido somente o DESCUMPRIMENTO. A pauta entregue e melhoramentos no ACT serão discutidos em outro momento.

Na questão das paralisações nacionais convocadas pelas Centrais Sindicais, nos dias 18/03, 15/04 e 29/05, nas quais exigimos a devolução de valores, visto que os trabalhadores tiveram entre 3 (três) e 4 (quatro) dias descontados a mais, negociadores da ECT, mais uma vez, não deram nenhuma resposta, se comprometendo a darem um posicionamento na próxima semana.

Quanto à PLR 2014, que ainda não foi paga, a ECT disse que não irá pagar, gerando em nós uma forte indignação, uma vez que a empresa tem sido destaque em várias revistas e jornais. Inclusive, em publicação recente, 2015, a revista Exame destaca os Correios entre as 10 (dez) maiores Empresas do País. É Revoltante saber que a ECT fez investimentos na logomarca, e nas olimpíadas, dentre tantos outros, mas não investiu nos trabalhadores. 

Assim, acreditamos que para além de buscarmos fechar um ótimo ACT 2015/2016, temos que buscar pagamento equivalente ao que seria nosso por direito, a título de pagamento da PLR 2014. Nós trabalhamos, assim, contribuímos para construir e aumentar o faturamento e o lucro, logo, fazemos jus a nossa parte no bolo.
Ao questionarmos a falta de efetivo nas diversas unidades espalhadas por todo país, a representação da ECT informou que já está em andamento à publicação de Edital de concurso para contratação de, em média, dois mil funcionários. Quando indagada se o concurso será por tempo determinado ou indeterminado, a ECT afirmou que será por TEMPO INDETERMINADO!

A ata desta reunião dia, só será assinada na próxima reunião. A ECT ficou de nos enviar o rascunho para fazermos as devidas correções.
Emerson Vasconcelos da Silva - Secretário de Saúde do Trabalhador da FENTECT - MRL-SP