quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

RUAS DE CUIABÁ COM MAIS DE UM NOME DIFICULTAM A ENTREGA A ENTREGA DE CARTAS

Situação causa transtornos aos moradores, Correios e transportadoras.
Prefeitura diz que tem feito emplacamentos de ruas de bairros da capital.


As ruas de Cuiabá que têm mais de um nome dificultam o trabalho dos Correios e das transportadoras, e acabam prejudicando a população, que muitas vezes fica sem receber as correspondências no prazo. Bairros da capital como o Novo Terceiro e o Boa Esperança passam por essa situação.
“Conheço pessoas que receberam cartas depois de um mês. E tem pessoas que foram entregues cartas em outras casas”, disse a coordenadora de projetos, Andreia Dias, que mora no bairro Novo Terceiro. Uma das vias do bairro aparece na placa como Rua Tombador, mas também é conhecida como Suzana Maria Ribeiro de Barros.
No Boa esperança, há situação semelhante. A Rua Sebastiana Paes de Barros também aparece numa placa como Rua Três. E moradores do bairro disseram que essa mesma rua já mudou de nome três ou quatro vezes.
Para os Correios, a situação gera transtornos para a realização das entregas, que em muitos casos acabam devolvidas. Os que trabalham há certo em algumas regiões acaba entregando as correspondências por outro parâmetro além do endereço.
“O carteiro que tá no dia-a-dia naquele setor costuma entregar pelo nome porque ele conhece.  Mas, se troca o companheiro, provavelmente não vai conhecer aquela pessoa e aí a correspondência vai ter que voltar", disse o carteiro Florenil Santa Rita.
A alteração do nome de ruas é feito por projeto de lei aprovado pelos vereadores, mas é preciso que depois disso os dados sejam atualizados. “A aprovação e a não atualização dessa informação no banco de dados gera atraso e pode provocar até mesmo a devolução da correspondência”, disse o gerente de distribuição de cartas dos Correios, Paulo Machado.
Emplacamento de ruas
A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informou que tem feito o emplacamento das ruas de bairros da cidade. “Só no decorrer do ano que passou nós emplacamos 42 bairros. Aflorante aquelas ruas que foram mudados os nomes, retiramos as placas antigas e colocamos placas novas", disse o titular da pasta, José Roberto Stopa.
Para 2016, a intenção é que o trabalho seja realizado em mais 30 bairros. O próximo deve ser o André Avelino. O trabalho, entretanto, não é feito com áreas ainda não regularizadas que foram alvo de invasão.
"A lei não permite que os Correios forneçam o CEP, não permite que tenhamos nomes de rua e não permite que possamos emplacar, sob pena de responder por improbidade administrativa", informou Stopa.
FONTE: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/02/ruas-de-cuiaba-com-mais-de-um-nome-dificultam-entrega-de-cartas.html