segunda-feira, 7 de março de 2016

CORREIOS RENOVA CONVÊNIO COM A CARE DE ARACAJU

No ano passado, a DR/SE doou à CARE 10.600 kg de papel (Foto: Correios)

Parceira da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE) desde 2003, a Diretoria Regional dos Correios em Sergipe (DR/SE) acaba de assinar um novo termo de compromisso com a entidade, que atualmente garante o sustento de 72 famílias, quase todas do bairro Santa Maria. O convênio, renovado por mais dois anos, prevê a separação e doação de resíduos sólidos descartados por todas as unidades dos Correios no estado – edifício-sede, complexos operacionais e agências próprias.
No ano passado, a DR/SE doou à CARE 10.600 kg de papel e papelão, 6,120 kg de plástico, 4.900 kg de metal e 8.500 pallets de madeira. Todo esse material se transforma em renda para as trabalhadoras cooperadas, cujos ganhos são proporcionais ao volume de resíduos coletados e revendidos para fábricas e atravessadores. “Essa parceria com os Correios representa mais receita pra gente. As doações que recebemos da empresa são muito importantes para a nossa cooperativa”, diz Amanda Bispo, que integra a equipe que administra a CARE.
Depois de ser coletado junto aos parceiros, todo o material recebido passa pelos processos de triagem, prensagem e armazenamento, para só então ser comercializado. Por mês, são cerca de 200 toneladas de resíduos que chegam à CARE, doados por condomínios, escolas, empresas particulares e órgãos públicos. “Os Correios são um dos nossos parceiros mais antigos. Cheguei aqui há quase 10 anos, e a empresa já doava papel e outros materiais para a CARE”, lembra a vice-presidente da cooperativa, Socorro Soares. Ela é uma das 20 cooperadas que deixaram o antigo lixão da Terra Dura para ter uma vida mais digna.
A venda dos resíduos garante renda mensal de cerca de um salário mínimo para cada cooperada, dinheiro fundamental para suas famílias. A alagoana Maria Cícera, na CARE há dois anos, cria seus cinco filhos com o dinheiro que recebe da cooperativa. “Eu gosto muito de trabalhar aqui. É muito importante para mim e para minha família. Antes eu cortava cana em Alagoas, mas sentia que aquilo acabava comigo. Não era vida! Aqui é muito melhor!”, comemora Cícera, que atualmente mora no Santa Maria.
Histórico
Em 2006, o decreto nº 5.940 instituiu a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. Mesmo já destinando resíduos para a CARE desde 2003, a Diretoria Regional dos Correios em Sergipe criou em 2008 a primeira comissão interna da Coleta Seletiva Solidária, objetivando atender aos requisitos estabelecidos pelo decreto. Em 2009, foi assinado o primeiro termo de compromisso com a CARE. No mesmo ano, para sensibilizar os empregados para a importância da separação dos resíduos e outras ações de sustentabilidade ambiental, a Regional realizou o 1º Fórum Ambiental.
FONTE: http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=183752