Fechamento de agências, extinção de funções e a redução no número de empregados e da qualidade na prestação de serviços dos Correios estão entre as piores consequências, caso as mudanças sejam implantadas
Nesta terça-feira (14), às 14 horas, a FENTECT estará presente na Audiência Pública para debater a Reestruturação dos Correios, com a Comissão da Amazônia e a Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, da Câmara dos Deputados, no plenário 15 da casa. A federação representará os trabalhadores contra mais um retrocesso do governo federal, que pode acarretar reduções drásticas nos serviços prestados pela empresa e no quadro pessoal.
O assunto partiu do norte do País, onde os trabalhadores do Amapá informaram ao parlamentar Raimundo Angelim (PT-AC) sobre a previsão de implantação da reestrutura já no dia 10 deste mês. Com isso, de acordo com os funcionários, poderá ser extinta a Diretoria Regional do Amapá, que ficará sob a gestão da Diretoria Regional do Pará nas questões de atendimento, operacionais, comerciais e administrativas. Ainda, Acre e Roraima, então, passam a responder, respectivamente, aos estados de Rondônia e Amazonas.
Solicitada pela deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) e por Angelim, a audiência discutirá os retrocesso para esses entes da federação e as consequências, como supressão das agências, funções, empregados e a redução da qualidade na prestação de serviços dos Correios, em todo o Brasil.
Estão entre os convidados para esta terça-feira o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos do Amapá (Sintect-AP), Decírio Belém, o delegado sindical Waldir Sena de Oliveira e o presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior.
População também é alvo
Vale esclarecer que a população também será vítima da reestruturação na ECT, tendo em vista que será necessário recorrer a agências mais distantes para o exercício do direito e garantias de atendimento. Para os Correios, é perder cada vez mais o caráter social.
A FENTECT, além da participação nesse encontro, tem promovido diversas frentes de luta contra a privatização da ECT, tema debatido há um longo período, mas com efetivações a partir da reestruturação anunciada no segundo semestre de 2015. O 19º Encontro de Mulheres e o 32º Conselho de Representantes (Conrep), além de reuniões da diretoria nacional da federação, já têm datas marcadas.
FONTE:http://www.fentect.org.br/noticia/audiencia-publica-vai-discutir-reestruturacao-e-o-futuro-dos-correios/

