segunda-feira, 25 de julho de 2016

FENTECT PARABENIZA TODAS AS MULHERES NEGRAS

Data celebra o papel importante que elas desempenham no País contra opressão de gênero, racismo e exploração de classe
Hoje (25), é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Mulher Negra. A Lei nº 12.987/2014 instituiu a data inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, criado como um marco internacional da luta e resistência da mulher negra no mundo.
Essa data também representa o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola brasileira do século XVIII. A líder ficou conhecida como “Rainha Tereza” após assumir liderança do Quilombo de Quariterê, quando seu companheiro morreu por soldados comandados pelas autoridades locais. Segundo documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, entre negros e índios.
No Brasil, a luta contra o racismo, a pobreza, a desigualdade social e econômica e o machismo é diária para essa parcela da população. Números do IBGE revelam que 71% das mulheres negras estão em ocupações precárias e informais. O salário médio da trabalhadora negra continua sendo a metade do salário da trabalhadora branca. Mesmo quando sua escolaridade é similar à escolaridade de uma mulher branca - a diferença salarial gira em torno de 40% a mais para essa.
Por isso, a FENTECT, como entidade classista, por meio de sua Secretaria de Assuntos Raciais e Secretaria de Mulheres, homenageia todas as lutadoras e guerreiras que constroem esta nação, e, principalmente, as mulheres negras que lutam pelos Correios públicos e de qualidade. Que as trabalhadoras tenham cada vez mais vitórias diante da sociedade machista e opressora!
FONTE: http://www.fentect.org.br/noticia/fentect-parabeniza-todas-as-mulheres-negras/