Com um histórico de três fugas da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, em menos de cinco meses, Thiago da Silva Bento, de 23 anos, foi recapturado, na manhã de ontem, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ele tentou assaltar a agência dos Correios no Icaraí com a ajuda de comparsas, todos do RN, que também foram presos em flagrante. Durante a ação, o gerente da agência foi feito refém. Ninguém se feriu.
Segundo testemunhas, o grupo chegou ao local por volta das 7h30min e ficou aguardando o momento em que o gerente abriria a agência. Quando a vítima chegou, foi rendida e levada para dentro do prédio. Um motorista dos Correios que passava pela avenida Central, onde a agência funciona, percebeu a movimentação estranha e acionou uma viatura do Ronda do Quarteirão mais adiante.
Quando os policiais chegaram ao local, Bento, que estava acompanhado de uma adolescente de 15 anos, passou a ameaçar atirar no gerente. Do lado de fora, Ailton Tertulino Medeiros Oliveira, 22, que responde por roubo, acabou preso em flagrante. Segundo informações da Polícia Militar, ele dava cobertura à ação.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi chamado e passou a negociar com o foragido. A jovem de 15 anos foi a primeira a se render. Ela seria namorada de Bento. Apreendida, foi encaminhada para a Delegacia da Criança e do Adolescente, na Capital. Já Bento passou a fazer exigências e cobrou a presença da imprensa. Um cinegrafista entrou no prédio protegido por policiais e os negociadores.
“Eu não roubo pai de família, não. Eu vim buscar do Governo, porque ele é mais ladrão do que eu, tá me entendendo? Agora, eu não tô querendo me entregar porque eu sou do Sindicato do Crime (facção) do Estado do Rio Grande (do Norte). Eu fecho com o Comando Vermelho, mas com o PCC (Primeiro Comando da Capital) eu não fecho. E essas cadeias daqui é (sic) tudo bombada de PCC”, disse Bento aos policiais, enquanto empunhava uma pistola calibre ponto 40 e imobilizada a vítima.
Disparo
Funcionários do shopping onde a agência está localizada informaram que o assaltante chegou a efetuar um disparo dentro do prédio, no momento em que a barra de sustentação dos portões de uma farmácia caiu. Isso teria feito Bento acreditar que a Polícia estava entrando no prédio. Ele se entregou em seguida.
Bento, que responde por homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo, foi levado para a Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), onde foi autuado por roubo com restrição de liberdade. Ele tem mandado de prisão em aberto no Rio Grande do Norte, e deverá ser transferido para aquele Estado.
Saiba mais
Thiago da Silva Bento fugiu pela primeira vez da Penitenciária de Alcaçuz, localizada na cidade de Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal, em 27 de novembro do ano passado.
Recapturado, voltou a escapar da mesma unidade em 21 de janeiro deste ano. Segundo informações do blog Jair Sampaio, ao ser novamente preso, em Caicó, no dia 7 de março deste ano, Bento, que portava uma submetralhadora quando foi preso, fez inúmeras ameaças, inclusive a policiais, e afirmou que fugiria novamente daquela unidade prisional.
E assim ele fez, no último dia 10 de abril, quando voltou a fugir
de Alcaçuz.
Segundo informações da Polícia Militar do Ceará, o foragido chegou à cidade de Caucaia no último domingo, 31 de julho, juntamente com Ailton Tertulino, para realizar assaltos.
A facção Sindicato do Crime, a qual Bento diz pertencer, é apontada pela Polícia do Rio Grande do Norte como a principal organização criminosa que teria ordenado os ataques ocorridos no Estado, desde a última sexta-feira, 29/7. Até ontem, 65 ações, que vão desde disparos contra delegacias a depredações de prédios públicos, haviam sido registradas.
FONTE: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2016/08/02/noticiasjornalcotidiano,3642516/jovem-que-fugiu-tres-vezes-de-presidio-faz-refem-nos-correios.shtml

