Criminosos cibernéticos têm usado o nome dos Correios (Imprensa
Correios; Sedex Brasil; Financeiro Correios; Correios Brasil) para fazer novas
vítimas. Com a pandemia de coronavírus, muitas pessoas adotaram de vez as
compras virtuais, o que ocasionou elevação de 60% nas demandas por entregas. No
entanto, antes de clicar em links na internet para verificar onde está a
encomenda, é necessário conferir se o endereço não é suspeito.
Os golpistas virtuais, em
geral, se passam por empresas respeitáveis e sites confiáveis para atrair
pessoas, utilizando uma técnica denominada “phishing”, que
consiste em jogar iscas para pescar informações. Esse tipo de golpe pode
resultar em inúmeros transtornos e prejuízos financeiros.
Como prestadora de serviços de interesse coletivo, os Correios,
assim como instituições bancárias, são alvo frequentemente de ações de grupos
mal intencionados. A empresa ratifica que não envia mensagens eletrônicas sem
prévia autorização do cliente e não dá permissão para que terceiros o façam em
seu nome. Desta forma, orienta que os consumidores não abram arquivos ou
cliquem em links, além de excluir as mensagens imediatamente.
Também chamam a atenção
daqueles que aguardam a entrega de suas encomendas para a origem de mensagens e
alertas eletrônicos. Notificações informando uma tentativa de entrega de uma
encomenda, por exemplo, podem ser spam, com links contendo vírus ou agentes
maliciosos. Nas redes sociais, diversos perfis falsos se apresentam como
“Suporte Correios”, oferecendo uma suposta ajuda em troca de informações dos
clientes para utilização indevida.
Qualquer interação da empresa segue rígidos procedimentos de
segurança e confiabilidade. A Central de Atendimento dos Correios (CAC), quando
acionada por meio das redes sociais, solicita apenas informações sobre objetos
postais ou algum outro dado específico do cliente, em conversa privada. Durante
o atendimento, a Central envia o link de acesso a página do Fale Conosco dos
Correios e orienta os clientes a registrarem a manifestação na plataforma.
Além disso, os perfis oficiais
nas redes sociais são verificados, ou seja, possuem um selo azul de
autenticidade ao lado do nome da página. São eles: Facebook - @correios; Instagram - @correiosoficial; Twitter - @correiosbr; LinkedIn - @correios; e YouTube - @correiosoficial.
Os Correios ainda ressaltam que qualquer dúvida sobre a
veracidade de uma mensagem atribuída à empresa pode ser resolvida através da
Central de Atendimento, pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões
metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no
site www.correios.com.br.