segunda-feira, 22 de junho de 2020

GOLPISTAS USAM NOME DOS CORREIOS PARA FAZEREM VÍTIMAS NA INTERNET



Criminosos cibernéticos têm usado o nome dos Correios (Imprensa Correios; Sedex Brasil; Financeiro Correios; Correios Brasil) para fazer novas vítimas. Com a pandemia de coronavírus, muitas pessoas adotaram de vez as compras virtuais, o que ocasionou elevação de 60% nas demandas por entregas. No entanto, antes de clicar em links na internet para verificar onde está a encomenda, é necessário conferir se o endereço não é suspeito.

Os golpistas virtuais, em geral, se passam por empresas respeitáveis e sites confiáveis para atrair pessoas, utilizando uma técnica denominada “phishing”, que consiste em jogar iscas para pescar informações. Esse tipo de golpe pode resultar em inúmeros transtornos e prejuízos financeiros.

Como prestadora de serviços de interesse coletivo, os Correios, assim como instituições bancárias, são alvo frequentemente de ações de grupos mal intencionados. A empresa ratifica que não envia mensagens eletrônicas sem prévia autorização do cliente e não dá permissão para que terceiros o façam em seu nome. Desta forma, orienta que os consumidores não abram arquivos ou cliquem em links, além de excluir as mensagens imediatamente.
Também chamam a atenção daqueles que aguardam a entrega de suas encomendas para a origem de mensagens e alertas eletrônicos. Notificações informando uma tentativa de entrega de uma encomenda, por exemplo, podem ser spam, com links contendo vírus ou agentes maliciosos. Nas redes sociais, diversos perfis falsos se apresentam como “Suporte Correios”, oferecendo uma suposta ajuda em troca de informações dos clientes para utilização indevida.
Qualquer interação da empresa segue rígidos procedimentos de segurança e confiabilidade. A Central de Atendimento dos Correios (CAC), quando acionada por meio das redes sociais, solicita apenas informações sobre objetos postais ou algum outro dado específico do cliente, em conversa privada. Durante o atendimento, a Central envia o link de acesso a página do Fale Conosco dos Correios e orienta os clientes a registrarem a manifestação na plataforma.
Além disso, os perfis oficiais nas redes sociais são verificados, ou seja, possuem um selo azul de autenticidade ao lado do nome da página. São eles: Facebook - @correiosInstagram - @correiosoficialTwitter - @correiosbrLinkedIn - @correios; e YouTube - @correiosoficial.

Os Correios ainda ressaltam que qualquer dúvida sobre a veracidade de uma mensagem atribuída à empresa pode ser resolvida através da Central de Atendimento, pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.