quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

ROTARY DISTRITO 4670 – SERVIR PARA TRANSFORMAR VIDAS


 Você conhece Programa End Polio Now?Falta Só Isso para acabar com a Polio!

A poliomielite (pólio ou paralisia infantil) é uma doença altamente contagiosa, que ainda vitimiza crianças, em geral menores de cinco anos, podendo causar paralisia, geralmente irreversível, sendo fatal em alguns casos. A melhor proteção contra a doença é a prevenção, pois uma vez contraída não há como curá-la. É historicamente a doença que mais causou deficiências físicas nos seres humanos.

O Rotary não está sozinho na luta para erradicar a doença. A organização é um dos quatro principais parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio? Rotary International, Organização Mundial da Saúde (OMS), Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças e Unicef, que apoia governos de todo o mundo, tanto dos países afetados pela doença, quanto das nações contribuintes. Ressalta-se o significativo suporte financeiro da Fundação Bill e Melinda Gates.  

Quando o Rotary lançou o programa Pólio Plus em 1985, ocorriam 350 000 casos de poliomielite por ano, ou seja, 1 000 por dia, em mais de 125 países.

Em 25 de agosto de 2020, comemorou-se a erradicação oficial da poliomielite no continente africano. A partir dessa data, 99% do Planeta esta livre da doença, graças aos esforços de organizações como o Rotary, que promoveu a campanha End Polio Now com o objetivo de erradicar a pólio. O último caso no continente africano foi registrado na Nigéria em 2016. Após um período de 4 anos sem infecção, uma doença pode ser considerada erradicada. Por isso, os países da África se tornaram oficialmente livres do vírus selvagem da pólio. Agora, os únicos países em que a doença não é considerada erradicada são Afeganistão e Paquistão, que ainda registram poucos casos. 

Este é o índice mais baixo verificado na história e está limitado a certas regiões de cada um desses países.  O compromisso do apoio à erradicação da pólio é alto não só nos países endêmicos, mas também globalmente. O entusiasmo de nós rotarianos é grande, pois embora ainda haja muito trabalho pela frente, o fim da pólio está próximo. Na era pré-vacinas, estima-se que até 10% das crianças morriam até os cinco anos de idade no Brasil. Hoje em dia, a cada mil nascimentos ocorrem cerca de 16 mortes, número que diminuiu drasticamente devido aos programas de vacinação promovidos nas últimas décadas. A expectativa de vida entre os anos 1900 e 2000 dobraram, e especialistas creditam essa melhora ao fenômeno da vacina, que também erradicou inúmeras doenças.

Por esses e muitos outros motivos, é de suma importância o cumprimento da caderneta de vacinação!

O Seu Direito por Theodoro Domingos Martins Garcia Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário