segunda-feira, 16 de julho de 2012

E AGORA JOSÉ ?????


ECT reconhece que somente a Fentect tem direito de negociar pelos 118 mil trabalhadores dos Correios

13/07/2012
Em comunicado à Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos (FAACO), a ECT reconheceu que somente a Fentect tem direito de negociar pelos 118 mil trabalhadores dos Correios.
A empresa afirma que, tendo em vista as recentes alterações na estrutura do movimento sindical, o seu departamento jurídico informa que a Fentect “será reconhecida como a única entidade legitimada para firmar Acordo Coletivo de Trabalho”.
As justificativas apresentadas pela ECT ao presidente da referida organização que pleiteava negociar em separado pelos aposentados e pensionistas dos Correios são de que a empresa possui amplitude territorial (nacional) de atuação, seus empregados estão organizados em quadro único e é necessária negociação uniforme para assegurar isonomia de tratamento a todos.
Esse comunicado é de extrema importância uma vez que surgiram iniciativas de ruptura com a Federação e que os sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Bauru, dirigidos pelo PCdoB, saíram da Fentect afirmando que iam realizar negociação em separado com a ECT.
Na carta, a ECT afirma: “esclarecemos que o Acordo firmado com a FENTECT se estenderá a todos os empregados da ECT, em nível nacional, tendo em vista que o seu Estatuto estabelece, no Art. 1°, 92°, o território nacional como sua base territorial de representação”.
A tentativa dos referidos sindicatos, dirigidos por sindicalistas do PCdoB, em realizar negociação em separado fracassou completamente.
Os trabalhadores da base desses sindicatos serão representados pela Fentect. Esse reconhecimento oficial que a empresa foi forçada a fazer foi fruto da luta da categoria para manter sua unidade.
As mudanças aprovadas na estrutura de funcionamento da Fentect no último Contect também foram decisivas para evitar iniciativas como a da FAACO e dos sindicatos acima citados de dividir a representação dos trabalhadores, prejudicando a campanha salarial.
A Fentect está disposta a defender com toda a energia a unidade da categoria e vai trabalhar para inserir as bases dos sindicatos que estão rompendo na campanha salarial unificada da categoria.

                                                                                  Fonte: Fentect

Nenhum comentário:

Postar um comentário