segunda-feira, 26 de agosto de 2013

MUITO JUSTO !1

Projeto do Deputado Delegado Protógenes prevê aposentadoria especial aos carteiros 

Proposta altera para 25 anos o tempo máximo de trabalho dos profissionais. Desgaste físico e emocional em consequência das altas cargas de trabalho é apontado em estudo realizado com funcionários dos Correios.
OLYMPUS DIGITAL CAMERACarteiros e operadores de triagem e transbordo dos Correios poderão se aposentar antes do período estabelecido aos demais trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É o que prevê dois projetos de Lei Complementar apresentados na Câmara Federal pelo deputado Delegado Protógenes.
Os PLCs 307/13 e 308/13 concedem aposentadoria especial aos carteiros e aos operadores de triagem e transbordo, determinando um período máximo de 25 anos de serviço. Hoje, podem se aposentar trabalhadores que tenham contribuído por pelo menos 35 anos ao INSS, no caso dos homens, e para as mulheres, após 30 anos de contribuição.
O desgaste físico e mental em decorrência de altas cargas de trabalho em que são expostos carteiros e operadores de triagem e transbordo é a justificativa para a proposta de redução do tempo de serviço à categoria. Estudo divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, envolvendo carteiros e demais profissionais dos Correios, apontou que após cinco anos de trabalho, os funcionários já apresentam sinais de problemas físicos e emocionais.
Ainda de acordo com a pesquisa, quase o total das aposentadorias nos Correios se dão por invalidez, quando o trabalhador é considerado incapacitado para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.
“Nem todos os funcionários dos Correios submetidos à esse tipo de trabalho, e já fragilizados com os anos de serviço, acabam entrando com pedido de aposentadoria por invalidez.  A ideia é tornar mais digna a vida desses profissionais e desburocratizar os processos, acabando com a demanda de pedidos de aposentadoria que existem hoje em dia”, explica o deputado Delegado Protógenes.
Os projetos de Lei Complementar 307/13 e 308/13 aguardam despacho dopresidente da Câmara dos Deputados. Após, seguirão para as comissões temáticas da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário