Notícias da Categoria
09/07/2014
Correios aprova criação de empresa que privatiza serviços da ECT
Os Correios aprovaram na última segunda-feira (07) a criação do Correiospar, uma empresa 100% privada que será gerenciada pela ECT. Esta nova empresa, que só depende de um estatuto e da composição dos órgãos de administração e conselhos para existir, irá gerir várias subsidiárias em diversos ramos.
A criação dessa empresa só foi possível pelo novo estatuto dos Correios aprovado em maio de 2013, que permite a ECT ter subsidiárias e da Lei nº 12.490/11. Esta lei, que veio da MP 532/11, permite a privatização dos seguintes serviços postais dos Correios: logística integrada, financeiros e eletrônicos. O único serviço que é proibido outras empresas ou subsidiárias da ECT de atuar é na entrega de cartas. Além disso, a lei só garante o emprego dos trabalhadores das funções gerenciais e técnicas, não legislando sobre as outras funções.
As empresas que já estão sendo criadas e serão gerenciadas pela Correiospar são: uma de transporte aéreo de carga em parceria com a Rio Linhas Aéreas; de uma instituição que oferecerá soluções em comunicação digital em parceria com a Valid; de uma empresa para oferta de serviços de telefonia virtual móvel (MVNO) em parceria com a italiana Poste Mobile e de uma instituição financeira em parceria com o Banco do Brasil.
Assim como em 2011, tivemos movimentos de luta contrários a MP 532/11, que privatizava os Correios, demitia 110 mil trabalhadores e flexibilizava os nossos direitos, já nos colocamos contrários a Correiospar que vem com o mesmo objetivo, além de priorizar o lucro das empresas acima dos direitos dos trabalhadores e da qualidade dos serviços postais.
Por:SintcomPR