sábado, 16 de junho de 2018

PÃO E CIRCO - COPA E ALIENAÇÃO Por: Claiton Prado Pettersen Carteiro CDD Novo Hamburgo - RS


Então temos o início de mais uma copa do mundo. Seria bom para todos e todas que o  futebol fosse apenas um esporte como outro qualquer ? Mas não..... ele é um jogo do mesmo tipo que é praticado em cassinos e bingos, ou seja, visa apenas o Lucro. sabemos que a pirâmide de dominação das massas pode ser classificada em: governo financeiro globalizado , governo local e a mídia em geral. Para o governo globalizado,  a copa do mundo é uma oportunidade para tentar colocar velhos objetivos para o Lucro : o fim das fronteiras e dos preconceitos... porém na prática nada disso tem acontecido durante todos os anos e em todas as copas. Torcedores racistas e o preconceito contra os refugiados é o que mais domina.

Enquanto isso, o  governo local  se apodera do futebol de diversas formas. O governo federal cria várias Loterias, e  construção de obras super faturadas pelo governo Estadual ou Federal são alguns exemplos claros. Mas, outro detalhe, é durante a copa do mundo em que o governo, especialmente do Brasil, se sente mais tranqüilo para praticar a corrupção, pois a grande massa está totalmente distraída com o evento e muitos não tiram os olhos da TV aguardando o maldito bendito 😱 gol brasileiro.

Todavia, nada é tão podre quanto o marketing esportivo. É ele que produz o ídolo do futebol. Independente do resultado, todas as copas teve um. Pelé, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldinho Cara de Cavalo e agora Neymar. Não importa quem seja o imbecil do momento futebolístico, o importante é que para o Capital ele se torna uma máquina de fazer dinheiro:

“ Nesse tipo de marketing, os clubes de futebol, principalmente, utilizam os jogadores para vender mais e atrair mais torcedores aos seus estádios (Derzi 2005 p.27)".

Lembremos dos primórdios....Quando  Charles Miller voltou da Inglaterra com o futebol e suas regras, o jogo era praticado apenas pela elite branca de São Paulo. Não demorou muito para que esses homens fundassem os primeiros times, como o São Paulo futebol clube, no Morumbi, um dos bairros mais nobres de Sampa. O ídolo, como a mídia gosta de propalar,  não possui talento, pois qualquer jovem com o mínimo de prática jogará melhor que esses jogadores. Acontece q o "ídolo"  é  lucrativo, desde que se consiga  uma hipnose mítica na população  para que seja cultuado. Esse foi o pensamento dos primeiros cartolas. Outros esportes não conseguem essa façanha popularesca. Isso acontece devido ao fato de serem mais determinados, educados e inteligentes. Por exemplo, o Voley, o Tênis, o Atletismo, a Ginástica olímpica são alguns esportes "secundários"  que jamais atingirão as massas. Ora, o ídolo nada mais é do que uma pessoa pobre  (em geral sem educação e muito menos consciencia de classe) que conquistou riqueza e poder. Ele viveu na precariedade como a maioria das pessoas. Dessa forma, quando  milhares de pessoas comuns vêem esse individuo na televisão tendem a não só se identificar com ele, mas também consumir tudo aquilo que o ídolo indica. A narração ridícula do Galvão Bueno, as constantes fofoquinhas dos jogadores, as  belas modelos, as belas  atrizes que celebram contratos de namoros lucrativos e milionários, suas mansões e seus carros cooperam para que o ídolo esteja sempre em evidencia.

“ A mídia de massa atinge milhões de pessoas. Com isso, ela possui o poder de influenciá-las na sua maneira de agir e pensar “( CHARAUDEAU, 2006).

Sem dúvida, a mídia é responsável pelo fanatismo, pela violência e pelas mortes deste esporte. Basta usar o rei do futebol ou uma praga de um ” Neymar”  colocando uma tatuagem qualquer na mão ou na testa que os fanáticos e doentes torcedores farão o mesmo para ficarem semelhantes ao seu ídolo. Simplesmente trágico se não fosse Cômico...ou farsesco.....


FONTE: